UMA FÉ QUE FAZ DIFERENÇA

“Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”
(Hebreus 10:38).
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”
(Hb 11.1).
Como está sua vida? Como está sua vida espiritual? Você sabia que sua vida espiritual poderia ser muito melhor se você acrescentasse uma pequena palavra? Alguém pode imaginar que palavra é essa? A palavra é FÉ. Primeiro, vamos definir a palavra fé.
Definições:
 Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego πίστη pistia) é a adesão de forma incondicional a uma hipótese à qual a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão. (wikipedia)
 Fé é crer, acreditar, sem duvidar.
A fé que leva à ação, que faz diferença.
Não quero falar da fé salvadora (aquela que fez você crer em Cristo como seu Salvador). Quero falar da fé que faz grandes coisas, da fé que leva à ação, da fé que faz diferença. Como diz um hino: “Se a gente colocar a nossa fé em ação, vai dar tudo certo”. Passou da hora de colocarmos nossa fé em ação. A questão não é só falar que tem fé. A questão é usar essa fé, colocá-la em ação. Vamos ver o que alguns personagens da Bíblia fizeram ao colocar a fé em ação.
Personagens bíblicos que fizeram diferença pela fé:
1. Enoque não viu a morte
“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”. (Hebreus 11:5). “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou”(Gênesis 5:24).
Enoque não passou pela morte física. Dá para você imaginar isso? Dizem que, na vida, só temos uma certeza: “vamos morrer um dia”. Quando falam isso, pensam na morte física mas Enoque não passou por essa morte. Ele era um homem de fé e a fé dele era tão grande que ele “agradou a Deus” com sua vida. Ele andou com Deus, próximo de Deus, agradou a Deus e, por isso, não passou pela morte. Fica a dica: ande com Deus, agrade a Deus!
2. Noé creu, acreditando no que não se via. (Já pensaram na zombaria que ele sofreu?)
“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. (Hebreus 11:7).
Imagine: você está vivendo sua vida normalmente, o Sol está brilhando, tudo está como sempre, então, Deus fala com você que é para você construir uma arca (hoje seria algo mais moderno, provavelmente), porque ele vai exercer juízo sobre a humanidade. O que você faria? Creio que ficaria, no mínimo, espantado e perguntaria a Deus: “É sério isso?”. Pois é! Foi assim no tempo de Noé.
Noé creu em Deus sendo “avisado das coisas que ainda não se viam”. E, depois de crer, ele foi fazer o que Deus mandou, foi construir a arca. Fico pensando na fé de Noé em Deus. Deus falou, ele creu e pronto. Fico pensando também como Noé deve ter sofrido zombaria. As pessoas deveriam passar por Noé e, no mínimo, ele deveria ouvir: “Você está louco?”. Ou talvez: “Você está perdendo tempo, não vai acontecer nada!”. No entanto, Noé continuou firme na construção da arca, crendo em Deus, sem ver nenhum sinal de que algo iria acontecer mas fazendo o que Deus havia mandado. É um belo exemplo para nós, não é?
3. Abraão obedeceu, sem saber para onde ia.
“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia” (Hebreus 11:8).
“Fé significa entrar obedientemente no desconhecido”. Abraão foi chamado sem saber para onde ia. O que ele fez? Obedeceu! Imagine que você está na sua casa, tomando um suco geladinho, assistindo ao jogo do seu time preferido, de repente, Deus te chama e diz: “Fulano, saia daí, pois eu vou tem mandar para outro lugar!”. Como você reagiria? O texto diz que Abraão saiu “sem saber para onde ia”. Você pergunta: “Deus, para onde eu vou?”. Deus responde: “Saia e eu vou te mostrar durante a viagem.”. Com certeza, isso não é nada confortável, nada animador para quem não tem a fé de Abraão. Se a sua fé for como a de Abraão, você vai sair e vai ficar tranquilo, sabendo que Deus vai cuidar de você.
4. Moisés recusou títulos, riquezas, pecado…
“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado” (Hebreus 11:24,25).
A história de Moisés é bem conhecida, principalmente a parte do bebê no rio, a parte das pragas e a passagem pelo Mar Vermelho. O que eu não ouço é o povo falar que ele rejeitou títulos, riquezas e pecado por causa da fé. Moisés poderia ter continuado no Egito se ele não tivesse matado um egípcio que estava maltratando um hebreu. Se ele permanecesse no Egito, teria títulos por ser “filho da filha de Faraó”, viveria no luxo e no pecado.
Bem, não foi isso que Moisés quis. “Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus”. Moisés preferiu ficar com o povo de Deus, correr riscos a “ter o gozo do pecado”. Pela fé, Moisés renunciou um mundo de riquezas para poder ficar com o povo de Deus, para poder cumprir o propósito de Deus para a vida dele.
O que você tem rejeitado por causa da sua fé? Quando colocamos nossa fé em ação, ela é provada. O diabo está sempre nos oferecendo coisas, coisas atraentes, pecados, tudo que desagrada a Deus mas, pela fé, podemos vencer essas tentações. Rejeitar o pecado é agradar a Deus. Isso não é bom? Aprendamos com Moisés!
5. Davi derrubou (matou) o gigante Golias
“E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram”
(1 Samuel 17:42-51).
Vamos pensar nessa situação? O gigante Golias ameaçando o povo de Israel, todos os homens do exército de Israel com medo do gigante, quando aparece Davi, que o texto diz que era “moço, ruivo, e de gentil aspecto”. Não era acostumado a lutar, não tinha o treinamento que o exército possuía mas tinha FÉ.
De acordo com o texto, Davi foi desprezado pelo gigante. Golias olhou e pensou: “Ganhei! Vai ser mole!”. O que o gigante não sabia é que ele não estava enfrentando apenas um moço. Ele estava enfrentando um moço que foi para a batalha em nome do Senhor dos Exércitos. Ele estava enfrentando um moço de fé. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”.
O resto da história você já sabe: Davi derrotou o gigante Golias. Um “moço, ruivo, e de gentil aspecto”, quando confia em Deus, pode fazer proezas! Se Davi derrotou o gigante Golias, quero lhe dizer o seguinte: “Pela fé, você pode derrubar qualquer gigante”. Qualquer problema, qualquer situação, qualquer prova, qualquer gigante podem ser derrubados pela fé em Deus.
Versículos:
“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6:16).
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1).
“Porque andamos por fé, e não por vista” (2 Coríntios 5:7).
“Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos” (1 Coríntios 16:13).
“Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10:38).
Que nossa fé não seja apenas uma fé interior, mas que ela nos leve a fazer diferença, a viver uma vida diferenciada e que influencie nossa geração. Deus nos abençoe!
Wanderson Miranda de Almeida
Membro da Igreja Batista Betel de Italva – RJ, formado em Letras pela Universidade Salgado de Oliveira (Campos dos Goytacazes), estudante de Teologia, escritor, pregador da Palavra e levita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário