Salvação: Familiar ou Individual



Paulo disse para o carcereiro de Filipos “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16:31), mas muitos pastores estão dizendo isto para todo mundo e inventando a teologia da salvação familiar, fato este que não condiz com o ensino bíblico. Há muitas coisas que Deus disse para uma pessoa em particular e não para a humanidade toda. Por exemplo, Jesus falou para o jovem rico: "Vende tudo o que tem e dá aos pobres". Mas isto então significa que todos devem fazer o mesmo? Claro que não, pois para Salomão ele afirmou justamente o contrário: “Pede tudo o que quiser”. Deus ordenou a Jeremias que não se casasse, mas não disse o mesmo para mim.  

Agora, se começarmos a interpretar a bíblia do jeito que bem entendemos pegando um versículo isolado e estabelecendo doutrina em cima dele, também teremos que aceitar as muitas heresias que seguem a mesma norma. Os homossexuais dizem que o contato entre homens e homens é permitido porque “está escrito” que Davi disse acerca de Jonatas:“Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres” (II Samuel 1:26). Os católicos declaram que podemos sim ter imagem, visto que Deus mesmo fez a serpente de bronze e ordenou que o povo olhasse para ela. E as mentiras em cima da verdade não param. Portanto, sigamos o velho e bom exemplo de Jesus que respondeu a argumentação bíblica do diabo que citou as escrituras quando disse: “Está escrito” com um grande “também está escrito”.      
No passado Deus salvou muitas famílias sim, e como ele agiu ontem pode agir hoje, mas não me diga que há uma promessa para você na bíblia acerca da salvação da sua família. O que falo é confirmado por Jesus que disse em Mt 10:24 “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa”. O que nosso Mestre está dizendo é que com a conversão de alguém o que iria acontecer não é a união da família, como é ensinada em muitas igrejas, e sim um baita de um racha. Eu já vi muito disto acontecer.Ouvi a história de uma moça que era de família católica roxa. Ela se converteu. O que se sucedeu daí? Todo mundo fez o mesmo? Não, a jogaram para fora de casa.      
Havia mulheres querendo saber o que fazer em relação ao fato de estarem casadas com homens ímpios. Paulo as aconselhou a não pedirem a separação, mas caso o marido deseje, então elas estão libertas para isto. E com base nesta ordem, afirmou:“Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?” (I Co 7:16). Em outras palavras, o que ele está dizendo é: “Se ele quiser se divorciar que faça-o, pois não há nenhuma garantia de sua salvação. E agüentar um marido ímpio em casa é um fardo que você não precisa suportar”.      Mas dizendo uma coisa destas você não está tirando a fé das pessoas e as colocando num poço de desespero? Não! Primeiro porque a fé vem por ouvir a verdade e não a mentira. Segundo, porque estou consolando e não oprimindo ao falar o que a bíblia fala. Isto porque tem muito crente se sentindo acusado por não ter visto um parente seu se converter. Ele ouviu que a “bíblia diz” que a salvação da sua família é algo certo, mas como isto não aconteceu e a bíblia não falha, o que ele conclui automaticamente é que o problema está nele. 
Mas alguns ao invés de colocar a culpa em si a empurram para Deus, sendo que na realidade deveriam jogá-la nas costas destes mestres que ensinam o que Jesus não ensinou.


Autor: Pr. Rodrigo David Mocellin 
Edição: Heverton de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário