A Mulher Samaritana

Jo 4:1
           Por que creio na bíblia? Porque ao lê-la, só posso chegar a conclusão de que ela é divina. “Mas foi escrito por homens. Você tem certeza da veracidade deles?”. Enquanto que ao ler a história e os livros sagrados de outras religiões, só Possi dizer: isto é coisa de homem. Por exemplo, o alcorão limita a quantidade que um homem pode ter de mulheres, entretanto o numero de mulheres que Maomé, o homem que escreveu o alcorão, podia ter é maior que o de todos. Isto é bem típico de seres humanos.
     O texto acima é a promessa que todos nós, seres humanos, buscamos: nunca mais ter insatisfação. A história da mulher samaritana é a história de todos nós.

1-A mulher era desprezada


     Ela teve cinco maridos. Por quê? Uma das respostas é porque tinha sido abandonada. Em Israel, qualquer coisa já era motiva para desquite. Um vizinho meu ficou chateado comigo e daí em diante ele passou a me ignorar. Veja, esta pessoa não significa nada para mim, ele é apenas um vizinho ignorante, no entanto como é ruim o desprezo, mesmo vindo por parte de um estranho, quanto mais quando é feito por uma pessoa próxima a nós. Como esta mulher todos nós sabemos o que é ser desprezado.

2- Insatisfeita


     Esta mulher se casou com o primeiro marido e no inicio pode ser sido aquela paixão e ela talvez se sentisse a mulher mais feliz do mundo. Mas uma hora a paixão acabou e ela então partiu para a segunda, terceira e até a sexta tentativa de ser feliz, mas continuava insatisfeita. Conosco não é diferente. Talvez já fizemos vários casamentos tentando obter a felicidade. Talvez seu primeiro marido se chamasse dinheiro, o segundo o sexo, o terceiro a fama e você foi seguindo procurando outras coisas para satisfazê-lo
     A bíblia diz que a mulher estava junta ao poço de Jacó, nome este que significa engano. Jesus não disse: “se beber não terá nenhum pouco de satisfação” e sim: “que ela voltaria a ter sede”. Não é esta a essência do engano? Bom no começo, decepcionante depois.

3- Ela era pecadora


     O divórcio e o segundo casamento eram proibidos na lei de Deus, mas esta mulher já havia feito isto pelo menos cinco vezes. Como todos nós, ela era uma pecadora. 
     Mas Jesus não a desprezou. O verso vinte e sete diz que os discípulos se admiraram por Jesus estar falando com ela. Ela era desprezada por todos, menos por Cristo. Isto porque Cristo veio para os rejeitados, os pecadores e os que não são.
     Jesus também a preencheu. Ele prometeu que se ela bebesse dele, Cristo seria uma fonte a jorrar dentro dela de tal maneira que ela nunca mais teria sede. 
     E por último, Cristo a perdoou. Ela disse para seus vizinhos: “Venham ver um homem que disse tudo o que tenho feito. Ele mostrou minhas falhas, meus pecados”. Um critico da igreja primitiva disse: “ O cristianismo é horrível, pois só sabe falar sobre pecado”. Por isto ele é único e verdadeiro, visto que trata do pecado como nenhuma outra religião o faz.
     O centro do cristianismo é a cruz, lugar onde Deus disse que perdoou os pecados da humanidade. O culto no templo era feito somente através da morte de algum animal. Isto porque, não há religião sem perdão, se misericórdia.
     E como recebemos estas bênçãos todas? É só pedir. Jesus disse que se a samaritana pedisse ela receberia. Simples assim? Claro, a coisa mais cara do mundo, a salvação é de graça. Todas as religiões são pagas, o cristianismo é o único que promete o céu de graça, basta pedir. Por isto creio nele, visto que a humanidade é tão pobre moralmente ela nunca conseguiria pagar.



_________________________________________________________
Autor: Pr. Rodrigo David 
Edição: Heverton de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário